Apresentação geral
O
II Simpósio – Espaço, Sociabilidade e Ensino busca discutir as questões
relacionadas aos múltiplos espaços, às diferentes formas de sociabilidade e o
ensino. O objetivo deste é continuar a fomentar problematizações relacionadas à
sociedade e economia, o espaço e o tempo, e a cultura e educação, matizes que
balizam as discussões contemporâneas tanto na pesquisa quanto no ensino.
Pretende-se também dar continuidade a discussões que se firmaram sobre os
fundamentos teóricos e metodológicos das pesquisas realizadas sobre a
responsabilidade social do ensino de História e das diferentes áreas do saber,
da luta contra a redução das desigualdades e da diversidade humana na interface
com a Educação e a História. Como resultado desse movimento e do significativo
acúmulo de conhecimentos produzidos, constata-se a crescente definição de
objetos, fontes, metodologias e diálogos interdisciplinares que envolvem
trabalhos em seus aspectos teóricos, metodológicos e temáticos, além da
promoção do debate sobre as diversidades e as fronteiras. Diante disso, o tema
“Espaço, Sociabilidade e Ensino” põe em pauta os possíveis diálogos da
história e do ensino em fronteiras disciplinares, bem como sua aplicação,
especialmente na diversidade do mundo contemporâneo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário